sábado, julho 29, 2006

Projetos e ambientes criativos e inovadores

A apatia que nossos alunos demonstram nas aulas é motivo suficiente para percebermos que algo está errado com nossa prática.
O ensino por projetos é capaz de criar ambientes criativos e inovadores, capazes romper as grades da prisão curricular, em que a maioria dos professores se encontram.
Mas o que é ser inovador? Primeiro é ser capaz de ousar. É ser capaz de formular questões que ninguém ainda pensou ou propôs, ser capaz também de romper com a acomodação e com o medo de errar. Já, para ser criativo depende da autoconfiança e da confiança no outro.
A maioria das atividades criativas e inovadoras, nas escolas, aparecem quando se trabalha por projetos de aprendizagem, pois eles podem e participam de todas as etapas, produzindo e sendo autor do processo de ensino - aprendizagem.
Percebemos que o que empobrece as nossas aulas é justamente o fato de não permitirmos que nossos alunos aprendam a fazer fazendo. No ensino por PA o aluno age, experimenta, testa, formula as suas próprias questões, cria possiblidades reais de ruptura com as grades do currículo, unindo Biologia à Matemática, Química à História, e assim produzindo seu conhecimento.

1 Comments:

Blogger Gílian Cristina Barros disse...

Ousar...este é o caminho!

Com certeza Egle quando percebemos que o outro não está correspondendo as nossas expectativas no que se refere a aprendizagem, o ousar se torna necessário, na busca de em meio a este desequílibrio causado por certa insegurança que o novo traz encontrarmos o Porto Seguro...

Será que existem Portos Seguros no trabalho com Projetos de Aprendizagem?

T+!
Abços macios!

1:13 AM  

Postar um comentário

<< Home

adote um animal de estimação!