sábado, julho 22, 2006

Fazer Pedagógico

"A metodologia que nós, professores, adotamos revela a forma como compreendemos o Processo de Aprendizagem".
Considerei muito pertinente esta colocação das autoras, no texto " Perguntas Inteligentes: O que é isto?". Ainda segundo o texto, a questão do nosso fazer pedagógico e o destino de nossos alunos está diretamente ligado às nossas concepções e entendimentos, e também determinará os diferentes papéis que assumimos em sala de aula.
Confesso que fiquei bastante preocupada, não com a caminhada que temos no decorrer do curso, mas com as turmas e alunos que já passaram por mim em todos os anos de magistério.
Certo está, também, que sou sujeito de um processo que acontece, primeiro, internamente. Mas, e quando eu tiver que externá-los, vou conseguir fazer diferente? Será que estou/sou preparada para mediar?
O que mais me consome agora, depois de refletir sobre os textos, é saber se já fui mediadora, ou apenas pensei, geri, antecipei situações que julguei de interesse dos meus alunos?
adote um animal de estimação!