quinta-feira, julho 13, 2006

Nós

A quarta-feira iniciou com a discussão de alguns textos, que abordaram apectos dos projetos de aprendizagem.
Analisando as discussões e contribuições dos colegas e professores, percebi que os "nós", ditos da educação, começam a ser atados por nós mesmos. Esses "nós" aparecem quando queremos aplicar ou utilizar métodos que ainda não internalizamos. Aparecem também quando trabalhamos conteúdos isolados e fragmentados, mesmo que no discurso a interdisciplinaridade apareça de forma contundente.
Os projetos de aprendizagem também se tornam "nós" quando são desenvolvidos sem a autoria do aluno. O projeto é do professor e, na grande maioria ou totalidade, são de de intervenção, não trazendo nada de novo ou que estimule a pesquisa. Embora o professor acredite que está trabalhando de forma inovadora, na verdade, ele está apenas transmitindo, repetindo, informando, e não é, nestes casos, o mediador do processo de construção da aprendizagem.
Começamos a desatar os "nós" quando permitimos que nossos alunos sejam os autores, respeitando a individualidade e necessidades peculiares de cada um.
A metodologia utilizada, desde o momento da discussão dos textos até a motivação da escolha do tema foi pertinente e pudemos perceber como se dará esse processo na escola, como poderemos ser mediadores do processo de construção, sem no entanto, sermos parciais.
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