terça-feira, julho 11, 2006

PRIMEIRAS REFLEXÕES

Li em algum momento “Ivo viu a uva na Internet”. Esta frase me chamou a atenção e me fez refletir: Fui alfabetizada com um método linear. Não era permitido pular algumas páginas da cartilha. A seqüência a ser seguida era rigorosa, mesmo que o aluno oferecesse subsídios para passar adiante.

Essa linearidade ainda existe? Como fica a questão do uso das tecnologias na educação? Muitas escolas tem sido equipadas com um verdadeiro arsenal de tecnologias, mas qual o direcionamento pedagógico que se tem dado ao uso das mesmas? Ivo tinha um papel irrelevante na cartilha. A analogia é apenas para levar à percepção da troca de instrumentos.

As máquinas não vão mudar o comportamento e transformar ações por si só. A introdução às novas tecnologias na educação deve ser acompanhada de uma mudança de concepção na aprendizagem. Esta mudança não ocorrerá apenas colocando o aluno diante do computador ou outra tecnologia. Qualquer tecnologia utilizada não é uma ferramenta neutra que usamos apenas para apresentar um conteúdo. A interação aluno x novas tecnologias não acontecerá sem um agente da aprendizagem que saiba como atuar na construção do conhecimento, intervindo e auxiliando o educando. É necessário ter claro que, nova tecnologia na educação não se trata de ensinar os velhos conteúdos de forma eletrônica.

O professor é mais importante do que nunca nesse processo. É importante que ele se aproprie dessas tecnologias da mesma forma que se apropriou do livro, mas sem deixar de lado as outras tecnologias. Se até Ivo viu a uva na Internet, o professor não pode ficar alheio a esse contexto, a esse mundo informatizado que os alunos dominam. Outrossim, precisa apropriar-se desse mundo tecnológico, direcionar suas aulas, aproveitando tudo que o mundo informatizado pode oferecer. A inserção do professor no mundo das mídias é imprescindível, uma vez que os nossos alunos estão envolvidos pelo mundo digital.

Talvez, este texto apresente todas as expectativas que tenho em relação ao curso que iniciamos. como multiplicadora, tento buscar alternativas para auxiliar o professor com novidades, ou pelo menos com algumas sugestões que possam desencadear o processo com que ele se depara a cada dia, quando é desafiado pelo aluno a usar a Tecnologia em favor da Educação. E fazer com que ela faça parte do processo de aprendizagem é um desafio para todos nós educadores.

4 Comments:

Blogger Kleder Laurion disse...

Olá companheira de turma. Achei ótima sua reflexão sobre esse momento novo que estamos vivendo. Você dedixou bem claro o papel do educador e das possibilidades das novas tecnologia na educação, mas sem assustar o leitor, trajando esta mudança não como algo além do alcançe, mas algo que está próximo e acessível, e que com vontade, todos nós podemos nos apropriar deste novo pensar na educação. Parabéns. Kleder CRTE-Londrina

3:47 PM  
Blogger Unknown disse...

isso ai Egle!
vc tem razão qnd diz q a tecnologia por si soh naum oferece, naum transforma. vc continua dizndo q o aluno esta mto bem informado e p/ q o prof naum fike p/ tras, deve e precisa estar antenado, ligado e ser dinamico. tecnologias, sejam elas qais forem, naum nos trazem respostas prontas , principálemtne na edç. como vc disse: cabe a nos educadores vencer esse desafio

4:58 PM  
Blogger Joseane Piechnicki disse...

Oi Egle,
Fiz uma viagem ao ler seu texto. Aproveito para relatar/contribuir com a minha história. Também fui alfabetizada através da famosa cartilha, lembro até hoje do seu nome: "Cartilha Sodré". Entrei na faculdade (de Letras) e até então, sentia muita dificuldade de me expressar através da escrita. Escrever um parágrafo era pra mim, um sacrifício. Passei a me apaixonar por ela quando, em meados de 1998, eu acho, adquiri meu primeiro computador e podia acessar a internet de minha casa.Passava horas em salas de bate-papos. No começo, me sentia insegura, não sabia se minhas frases tinham coerência, em virtude disso, demorava para formulá-las, tentando escrevê-las da melhor maneira possível e não passar vergonha. Depois de algum tempo, conseguia sentir meu progresso e esta percepção se deu, principalmente, quando descobri o internetês, pois, através desta nova forma de escrever na Web, eu conseguia expor meus pensamentos de forma rápida e objetiva!
E viva a tecnologia!
bjos
PS. Obrigada por permitir esse resgate de minha história.

6:41 PM  
Blogger Emerson disse...

Boa tarde colega de PROA.

Acredito que por tras de toda novidade tem o conhecimento. Por isso acredtio que seja qual for a estatégia escolhida pelo professor o que realmente fará a diferença será o conhecimento do professor em como usasr este Instrumento Pedagógico.

3:04 PM  

Postar um comentário

<< Home

adote um animal de estimação!